Associação de Municípios da Cova da Beira
03-06-2024

ASSEMBLEIA INTERMUNICIPAL DA AMCB, REUNE EM FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO E APROVA POR UNANIMIDADE CONTAS DE 2023

No dia 28 de maio reuniu a Assembleia Intermunicipal da AMCB em Figueira de Castelo Rodrigo, onde estiveram representados os 13 Municipios associados, Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Meda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso.

O ano de 2023 foi, de um modo geral, um ano de execução de candidaturas aprovadas no âmbito do PPEC e de conclusão de candidaturas do anterior quadro comunitário, com especial destaque para o investimento superior a 5 milhões de euros em eficiência energética, e uma execução orçamental superior a 90%. O exercício do Conselho Diretivo foi ainda marcado com a preparação de novos projecto ao novo quadro comunitário nomeadamente aos programas POCTEP 2021-2027, INTERREG SUDOE, ATLANTIC AREA, PORTUGAL 2030 e ao PRR - Programa de Recuperação e Resiliência.

O Presidente do Conselho Diretivo, Rui Ventura, Presidente do Município de Pinhel, apresentou aos associados a forma entrosada de gestão dos projetos e dos seus processos inerentes, prosseguida com sensibilidade e bom senso numa missão de bem servir os associados, procurando reforçar os laços existentes, num trabalho interativo e de sustentabilidade do Território.

Sublinhou ainda os principais objetivos e medidas que materializam os projetos, destacando a forte interação com os Municípios associados e Seia, Gouveia e Covilhã, a cooperação com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela e Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, a colaboração com a Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior, a Cooperação Transfronteiriça através da Comunidade de Trabalho Beira Interior – Salamanca e reforço das redes de incorporação de saber tecnológico com instituições de Ensino Superior, nomeadamente a Universidade da Beira Interior, o Instituo Politécnico da Guarda, o Instituto Politécnico de Viseu e o Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Foi realçada a boa execução do plano de atividades que assenta nas ações e medidas do âmbito desta Associação, e que têm vindo a reforçar pilares tão importantes como a Educação, Formação e Igualdade de Género; O Planeamento, Ordenamento do Território, a Sustentabilidade e Eficiência de Recursos, a Transição Ambiental e Energética.

O Presidente do Conselho Diretivo, Rui Ventura agradeceu a todos a confiança depositada no Conselho Diretivo referindo que “os bons resultados desta Instituição, só demonstram que a linha seguida pela Direção e os seus Associados, é a mais acertada. . . . o rigor e os resultados a que assistimos, com tão elevada taxa de execução, só nos pode deixar com mais confiança para o Futuro’’