SIG - Sistema de Informação Geográfica
Desde a criação do Gabinete de Cartografia e SIG - AMCB que as suas atividades têm-se pautado por uma Reestruturação e Georreferenciação de informação que visa contribuir para o desenvolvimento e atualização das diversas ferramentas de gestão do território bem como para os diversos PMOT´s. A AMCB iniciou recentemente um projeto de converter todas a sua informação SIG para um sistema open source e em articulação com os técnicos das autarquias, criar uma geodatabase onde incluirá toda a informação até então adquirida bem como a informação que for sendo produzida e que possa alimentar o sistema criado. Com o início do processo de Migração do Sistema SIG para uma plataforma open source os técnicos da AMCB em conjunto com os técnicos das autarquias trabalharão na criação da base de dados com os conteúdos entretanto adquiridos pela Associação de Municípios da Cova da Beira. A informação pode ser acedida em sigamcb.pt.
A saber:
Emissão de Plantas de Localização (Renovação de SITE)
Por forma agilizar os processos de Emissão de Plantas de localização a AMCB desenvolveu uma plataforma online que permite ao munícipe criar e emitir plantas de locais em causa. Esta aplicação permite a impressão de uma forma automática dos vários modelos/tipos de Plantas que o serviço emite, assim como uma forma muito fácil de pesquisa de locais. Neste momento a AMCB tem em execução o trabalho de migração da informação relativamente aos Planos Diretores Municipais para plataforma open source e que poderão ser visualizados e consultados em sigamcb.pt.
CADASTRO DE INFRAESTRUTURAS MUNICIPAIS - cadREDES AMCB
A estratégia do Portugal 2020 nomeadamente do Programa Operacional SEUR prevê realizar investimentos consideráveis no sector da água. Antevendo esta iniciativa a AMCB realizou um diagnóstico do estado de arte nos seus municípios associados por forma a definir uma estratégia de atuação num projeto candidatura. Neste sentido mobilizou os seus técnicos bem como os técnicos das autarquias para realização de um diagnostico que levaria a AMCB a preparar e apresentar uma candidatura de cerca de 3 161 728,33 milhões de euros ao PO SEUR para a realização de cadastro das redes de saneamento e abastecimento de águas dos aglomerados urbanos dos municípios de Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Oliveira do Hospital, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal e Seia.
Este projeto permitirá tecnicamente realizar um levantamento, validação e homogeneização da informação cadastral das redes segundo um modelo de dados comum e a sua integração num sistema de informação geográfica (SIG) e que permitirá a gestão das respetivas redes de cada município.
Após aprovação recente da candidatura a AMCB iniciou recentemente os trabalhos de adjudicação. De referir que o objetivo específico do projeto é fundamentalmente contribuir para a otimização e gestão eficiente dos recursos e infraestruturas existentes, garantindo a qualidade e a sustentabilidade dos sistemas, no âmbito do ciclo urbano da água numa perspetiva de aumentar o;
A iniciativa por sua vez integra um projeto global que visa desenvolver uma ferramenta SIG mutável em função das pretensões de cadastro e que possa servir para levantamento de infraestruturas municipais. O mesmo é dizer, uma ferramenta que permita realizar o cadastro de redes de Águas Residuais e Pluviais, Cadastro de infraestruturas elétricas, ou outro tipo de levantamento que o Município entenda mais pertinente. De referir que a ferramenta a desenvolver será com base em software open source. Estão associados ao desenvolvimento da aplicação apenas os custos referentes à programação da aplicação bem como o carregamento dos dados.
ACÇÕES A REALIZAR NO ÂMBITO DO PROJETO
Link externo: SIGAMCB