Associação de Municípios da Cova da Beira

Projetos PPEC’s - Novas Candidaturas

O Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC), previsto no Regulamento Tarifário do Sector Elétrico aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), tem vindo a implementar no terreno ações que contribuem para a promoção da eficiência energética.

As candidaturas ao Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC) são sujeitas a um concurso de seleção, cujas regras sobre os critérios e procedimentos de seleção estão definidos nas Regras do PPEC aprovadas pela Diretiva da ERSE n.º 5/2013, de 22 de Março, e na Portaria n.º 26/2013, de 24 de Janeiro. As candidaturas apresentadas e que mereceram o parecer favorável para execução. A saber:

FORMAÇÃO EM POUPANÇA DE ENERGIA ELÉTRICA EM ENTIDADES PÚBLICAS E IPSS - AMCB_IO1

A Associação de Municípios da Cova da Beira foi promotora de uma medida de carácter intangível, na área da formação e gestão energética do sector dos serviços, especificamente nos edifícios municipais, de gestão pública e nas IPSS. A medida teve por objetivo sensibilizar e formar os utilizadores e gestores de energia destas infraestruturas para a poupança de energia elétrica através do uso racional dos equipamentos de iluminação. Ao longo do desenvolvimento desta medida foram realizadas oito ações de formação.

Após o período inicial de sensibilização, foram apurados os consumos elétricos das unidades selecionadas e a que, ao final de um período de tempo, apresentasse maior poupança em energia elétrica foi presenteada com a instalação um kit da tecnologia Intelligent Lighting System que serviu de base a esta candidatura, uma tecnologia que tem como objetivo a redução de consumos, a capacidade de gestão energética e a otimização da operação/manutenção de cada infraestrutura.

Dado que os edifícios municipais e as infraestruturas das IPSS diferem bastante, foi contemplada ao abrigo deste programa, a oferta de dois kits: um para a primeira categoria de edifícios e outro para a segunda categoria.

O público-alvo desta medida foram os 13 municípios associados da AMCB e as 327 IPSS da região geográfica abrangida pela AMCB.

ENERKIDS - VAMOS CONSTRUIR UM MUNDO ENERGETICAMENTE EFICIENTE - AMCB_IO2

Esta medida consistiu em realizar 100 ações de sensibilização/pedagogia junto de crianças com idades entre os 6 e os 10 anos (1.º ciclo), nas quais se pretendeu, de uma forma lúdica e com recursos apelativos, despertar o interesse das crianças para a importância de se adotarem comportamentos responsáveis que promovam um uso eficiente da energia elétrica em diferentes contextos, mas especialmente no contexto doméstico.

Em simultâneo foi feito o lançamento de dois concursos de âmbito nacional para as escolas que consistiram na realização de um pequeno vídeo e de um cartaz alusivo ao consumo racional de energia elétrica.

Foram realizadas duas parcerias, com a ENERAREA - Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior e a RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente (Rede Nacional).

LIE – LED NO INTERIOR DE EDIFÍCIOS - AMCB_TCO2

A medida visou a reconversão de 15 300 luminárias/pontos-de-luz que utilizem lâmpadas fluorescentes tubulares T8 (de 18W a 58W) e lâmpadas de halogéneo (GU10 e GU11 de 35W a 50W) por lâmpadas de tecnologia LED, na área da iluminação interior de cerca de 190 edifícios municipais e 304 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), dos 16 municípios da Beira Interior norte, Beira Interior sul, Cova da Beira e Serra da Estrela, dos quais 13 municípios integram a área de atuação do promotor.

A promoção e divulgação da medida foram realizadas através do contacto direto com as autarquias e IPSS e posterior elaboração de relatórios com carácter pedagógico e de sensibilização dos gestores de energia de cada município e IPSS envolvida. A medida previu um plano de verificação e medição dos resultados obtidos.