Associação de Municípios da Cova da Beira

GeoAtlantic - INTERREG ATLANTIC

O projeto GEOATLANTIC constituído por uma parceria de 11 sócios internacionais foi candidatado à iniciativa INTERREG ATLANTIC tendo recentemente passado à segunda fase de análise. O projeto permitirá fazer um enfoque na exploração do calor do subsolo (ar e água) através da implementação de um projeto-piloto na região, utilizando sondas verticais e bombas térmicas para aquecimento de um edifício piloto. No verão, o processo é invertido e o excesso de calor é transferido para o subsolo.

O projeto visa ainda sensibilizar e informar o cidadão para a utilização da geotermia, intervindo nas várias áreas de relevo para o desenvolvimento e implementação da atividade na região e em Portugal nomeadamente a nível de informação, disseminação investigação e legislação deste tipo de energia renovável, apresentando as suas vantagens e desvantagens. 

A sua atividade passa por difundir a informação e as melhores práticas operacionais envolvidas no uso das bombas de calor geotérmicas, promover o diálogo na comunidade geotérmica, colocar em contacto os vários atores do mercado. A AMCB prevê que a implementação deste projeto no território tenha um custo na ordem dos 200.000,00 euros.

Um dos objetivos da Estratégia de União Energia é enveredar cada vez mais pelas energias renováveis. A nova diretiva sobre política energética e sustentabilidade propõem como objetivo vinculativo para a União Europeia a utilização de pelo menos de 20% de energia consumida através de energia renovável até 2020.

Apenas uma pequena parte do potencial da energia geotérmica é explorada na Europa. Aumentar a sua utilização e fortalecer a indústria da energia geotérmica vai permitir uma redução substancial na redução de CO2. Em combinação com as tecnologias, as fontes renováveis ​​podem fornecer a energia para produção de calor e frio, podendo representar metade da necessidade de energia na Europa.

O desafio do GEOATLANTIC é desenvolver metodologias e ferramentas para promover a cooperação nas comunidades locais para a transição energética e aproveitamento da energia geotérmica.