Associação de Municípios da Cova da Beira
24-04-2023

Apresentação dos planos de fogo controlado – Curso de Fogo Controlado

Decorreu em Belmonte a apresentação dos vários Planos de Fogo Controlado dos formandos do Curso de Fogo Controlado promovido pela Associação de Municípios da Cova da Beira no âmbito do projeto BIOFRONTERA II – BIN SAL, financiado pelo programa Interreg VA España-Portugal (POCTEP).  

O projeto conjunto desenvolvido entre a Associação de Municípios da Cova da Beira, a Diputacion de Salamanca e a Fundação Natureza y Homem, permitiu desenvolver diversas atividades na zona da Raia com especial destaque para esta Formação de Fogo Controlado

A formação de cerca de 120 horas, entre teóricas e práticas, permitirá credenciar 18 técnicos locais com a capacidade de prescrição de Ações de Fogo Controlado para prevenção de Incêndios Florestais na região das Beiras e Serra da Estrela.

A Associação de Municipios da Cova da Beira, tenta desta forma dar resposta às necessidades dos agentes locais e capacitar os municípios nomeadamente os técnicos das autarquias para a prescrição de fogo controlado.

O Fogo controlado é uma importante ferramenta da Silvicultura Preventiva, que consiste no uso do fogo sob condições, normas e procedimentos previamente definidos no Plano de Fogo Controlado.

O uso de fogo em condições atmosféricas favoráveis permite, com menos custos, alcançar objetivos extremamente importantes nas explorações silvícolas, silvopastoris, cinegéticas bem como no processo evolutivo dos ecossistemas, considerado por peritos como uma técnica, de relevante importância na prevenção de incêndios, diminuindo a área percorrida anualmente devido à redução das cargas de combustíveis florestais.

As intervenções de fogo controlado no território enquadram-se num planeamento Local/ Municipal e têm como objetivos principais reduzir a carga de combustível existente e criar descontinuidades na vegetação, aumentando desta forma a resiliência do território à propagação de incêndios rurais.

No âmbito das várias iniciativas que temos vindo a realizar para a adaptação às alterações climáticas, prevenção e gestão de riscos, consideramos fundamental munir os técnicos de ferramentas, importantes e muitas vezes decisivas, no combate a incêndios, como é o caso desta formação”, explica José Manuel Biscaia, Secretário-Geral da Associação de Municípios da Cova da Beira. A  Associação de Municípios da Cova da Beira tem como associados os municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Meda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso.