Associação de Municípios da Cova da Beira

Notícias

  • 04-09-2017

    AMCB participa numa das maiores feiras de Agropecuária da Península Ibérica SALAMAQ

    A Associação de Municípios da Cova da Beira é uma das entidades presentes numa das maiores feiras de Agropecuária da Península Ibérica, que decorrerá entre os dias 6 e 10 de Setembro, no Recinto Ferial de Salamanca.O dia 8 será o dia dedicado a Portugal, onde estarão presentes diversas entidades públicas e privadas em representação de Portugal onde se promoverão também as relações transfronteiriças e o nosso país.

    A Associação de Municípios da Cova da Beira é uma das entidades presentes numa das maiores feiras de Agropecuária da Península Ibérica, que decorrerá entre os dias 6 e 10 de Setembro, no Recinto Ferial de Salamanca.

    O dia 8 será o dia dedicado a Portugal, onde estarão presentes diversas entidades públicas e privadas em representação de Portugal onde se promoverão também as relações transfronteiriças e o nosso país.

    São mais de 500 expositores que estarão presentes, e a AMCB não podia deixar de estar presente neste importante certame onde se reflete também um dos projetos criados em parceria com a Diputacion de Salamanca, a "Ecoraia" que conta já com 6 edições e que irá decorrer em Dezembro neste mesmo espaço, fortalecer os laços transfronteiriços, que se têm mantido desde alguns anos a esta data, com os inúmeros projetos que temos executado em parceria, e da mesma forma promover o nosso Território enquanto um espaço único no panorama do Turismo, da Economia e da sustentabilidade, são os objetivos.

    "Regressamos à Salamaq, a última participação foi muito positiva, é uma feira muito participada e esperamos que a semelhança do ano transato, tenhamos a oportunidade de interagir com potenciais investidores, e dar a conhecer toda a nossa região, onde a agricultura e a pecuária fazem também parte do dia a dia", afirmou José Manuel Biscaia, presidente da AMCB.

  • 10-01-2017

    Um milhão de euros em candidaturas aprovadas à AMCB para promoção da eficiência no consumo de energia elétrica.

    No âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC) 2017-2018, foram aprovadas à AMCB como entidade promotora 4 candidaturas (2 tangível e 2 intangíveis), num valor total de 1 milhão de euros a executar durante os próximos 2 anos

    Como medidas tangíveis sendo as que contemplam a substituição de equipamentos consumidores de energia por outros com maior eficiência energética  foram aprovados o projeto LIE – LED no Interior de Edifícios que prevê a substituição de 15.300 lâmpadas fluorescentes tubulares T8 e lâmpadas dicroicas de halogéneo por lâmpadas LED equivalentes e o projeto BCEM – Bombas de Calor no Interior de Edifícios Municipais que prevê a substituição de 450 equipamentos de climatização puramente resistivos por sistemas de climatização do tipo SPLIT Bomba de Calor Inverter de classe energética A+ ou superior com potência de aquecimento equivalente.

    O investimento nestas medidas é de 684.680€, conduzindo a uma redução de 2.063.673kWh/ano no consumo de energia elétrica, poupanças na ordem dos 378.523€/ano e uma redução da emissão de 743 ton CO2/ano.

    Nas medidas intangíveis aquelas que visam a adoção de hábitos de consumo de energia elétrica mais eficientes que prevê ações de formação, divulgação e auditorias energéticas foi aprovado o projeto de Formação em Poupança de Energia Elétrica em Entidades Públicas e IPSS onde se pretende com esta medida o aumento da eficiência energética em edifícios de serviços, especificamente nos edifícios municipais, de gestão pública e nas IPSS, através da sensibilização e formação dos utilizadores e gestores de energia destas infraestruturas. O público-alvo desta medida são os 13 municípios associados da AMCB e as 327 IPSS da região abrangente.

    "A sensibilização junto das crianças é uma das fortes apostas da AMCB, pois é nesta idade que se prepara e sensibilizam as crianças para que adotem comportamentos responsáveis e saudáveis" (José Manuel Biscaia, Dr.) 

    Prevê-se também a realização de 100 ações de sensibilização/pedagogia junto de crianças com idades entre os 6 e os 10 anos (pertencentes ao 1.º ciclo), nas quais se pretende, de forma lúdica e com recursos apelativos, despertar o interesse das mesmas para a importância de se adotarem comportamentos responsáveis que promovam o uso eficiente da energia elétrica em diferentes contextos, mas especialmente no contexto doméstico. Este programa denominado "ENERKIDS – Vamos Construir um Mundo Energeticamente Eficiente" será implementado em toda a área de abrangência da Associação de Municípios da Cova da Beira.

  • 04-10-2016

    Seminário “Empreendedorismo e Cooperação Transfronteiriça: Uma Raia em Movimento” em Belmonte

    A Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB) vai promover o Seminário “Empreendedorismo e Cooperação Transfronteiriça: Uma Raia em Movimento”, que irá decorrer no próximo dia 7 de Outubro, sexta-feira, pelas 9 horas, no Museu Judaico de Belmonte.

    A iniciativa é promovida em parceria com a Diputación de Salamanca e a Fundación General de la Universidad de Salamanca, no âmbito da Comunidade de Trabalho Beira Interior – Salamanca e pretende apresentar as diferentes interações e potencialidades de Cooperação entre as Universidades do Território e as Empresas da Raia Hispano – Lusa.

    Programa:

    9:00 – 9:30 horas: Abertura do Seminário António Dias Rocha: Presidente do Município de Belmonte Chabela de la Torre: Vice-presidente da Diputación de Salamanca José Manuel Biscaia: Presidente do Conselho Diretivo da Associação de Municípios da Cova da Beira

    9:30 – 10:00 horas: Mário Raposo – Vice-Reitor da Área Financeira e Projetos da Universidade da Beira Interior: “As relações interuniversitárias no território fronteiriço e seu impacto no empreendedorismo. Desenvolvimentos e Perspetivas.”.

    10:00 – 10:30 horas: Juan Manuel Corchado – ‎Vice-Reitor para a Investigação e Transferência da Universidade de Salamanca “Sinergias e interações entre a inovação, empreendedorismo, ensino superior e cooperação transfronteiriça”

    10:30 – 10:45 horas: Agustín Caballero e Carlos Santos (Membros da CT BIN-SAL): ”Síntese da FEIRA ECORAIA 2016”.

    10:45 – 11:15 horas: Coffee – Break

    11:15 – 11:45 horas: Eva Maestro – Gestora de Projetos na Fundación General de la Universidad de Salamanca: “A Colaboração Universidade – Empresa na Raia Hispano – Lusa.  Experiências e projetos”.

    11:45 – 13:30 horas. MESA REDONDA. Moderador: Gonçalo Poeta (Vice-presidente do Instituto Politécnico da Guarda): “ Experiências empresariais em ambiente Rural”

    – 11:45 – 12:00 horas: Gonçalo Poeta: Aproximação da realidade empresarial da raia centro – ibérica.

    – 12:00 – 13:30 horas: MESA REDONDA EMPRESARIAL. Intervenientes:

    – Jorge de Dios – Diretor Gerente SALARCA (ASPRODES): “Integração de pessoas com deficiência no meio rural, através do turismo acessível”. – Ricardo Abreu – Diretor do Cró Hotel Rural & SPA Termal: “O Turismo termal no interior raiano: Cró, Almeida e Longroiva”. – Luís Filipe Figueiredo – Professor, Investigador e Diretor da MAGIC: “Tecnologias Inovadoras Desenvolvidas no Instituto Politécnico da Guarda: Cooperação e responsabilidade social”. – João Carvalho – Proprietário e Gestor da Quinta dos Termos (Belmonte): “Empreender nos territórios do interior”

    13.30 – 14.00 horas: Sessão de Encerramento. ADC1 e CCDR-C1.

    14.00 – 15.30 horas: Almoço